Voltar para página inicial

PATRIMÔNIO REAL



Autor(a): Pr. Estevam Fernandes


Indiscutivelmente, a mentalidade capitalista imprime em nós muitas distorções de valores. Aprendemos, desde muito cedo, a contabilizar a vida - e também a orientá-la - a partir dos bens materiais que acumulamos. Nossa idéia de patrimônio e de riqueza está sempre associada a conquistas materiais.
Ocorre que a vida tem muitas outras dimensões e, todos nós, temos infinitas outras necessidades. Como também, a vida reclama de nós muitas outras reflexões.
Os pais que estruturam sua relação com os filhos nesta lógica patrimonial, imaginam-se cumpridores da sua "missão", em função das coisas que propiciam aos filhos. Alguns, surpreendidos, quando descobrem que os filhos também têm alma, sentimentos e outras necessidades existenciais, argumentam com a mentalidade dúbia dos culpados: -"Vocês não têm tudo nesta casa? O que mais lhes falta?"
Não somente alguns pais. Maridos também. Essa distorção de valor norteia o relacionamento de muitos casais. Quantos homens imaginam-se companheiros perfeitos, a partir da dispensa da casa e do guarda-roupa da família. -"Nesta casa eu sempre coloquei tudo do bom e do melhor! Do que mais vocês reclamam?", dizem alguns.
Com o passar do tempo e à luz de muitas reflexões e vivências, descobrimos que o patrimônio real de uma pessoa está muito além dos bens materiais que ela possui. Portanto, ele não pode ser aferido em valores numéricos. Pode, isto sim, ser usufruído como um bem imediato, de um valor insubstituível para a nossa qualidade de vida.
Em que consiste então o verdadeiro patrimônio que alguém possui? Pelo menos, três bens devem constar na lista do patrimônio real de uma pessoa: a saúde, a família e a fé.
Saúde é riqueza. Bem material algum poderá ser comparado à saúde. Quem tem saúde é rico e não se apercebe. Cuide bem da sua saúde, ela é a sua grande riqueza.
Família é tesouro. Ao longo da vida vêm as adversidades e muitos desencontros. Pessoas mudam, circunstâncias se alteram e, depois de tudo e de todos, nos restará a família. Preservar a família é garantir um tesouro inestimável. Cuide de sua família, principalmente de pai e mãe, cônjuge, irmãos, filhos e netos. Eles são o seu maior tesouro.
Quem tem fé jamais empobrece, pois ela é patrimônio espiritual. Somente a fé nos faz suportar o insuportável, vencer o invencível e tolerar o intolerável. A fé é de um valor imensurável. Ela faz a diferença entre vitoriosos e derrotados. É um investimento que sempre trará um retorno especial. Todavia, nossa fé deve ser firmada em Deus, criador e sustentador de todas as coisas. Para Ele, nada é impossível.
Riqueza, portanto, não significa necessariamente um patrimônio material. Ricos são todos aqueles que gozam de saúde, curtem a vida em família e confiam a Deus todos os seus caminhos. Esse é o nosso verdadeiro patrimônio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário