Voltar para página inicial

VIVENDO O AMOR,CULTIVANDO O ROMANTISMO NO CASAMENTO




Por: Enéas Amaral.

O livro de Cantares de Salomão, que se encontra no Velho Testamento e foi escrito por um homem que se destacou pela sua sabedoria e constitui uma bela lição espiritual.
A analogia é ilustrada pelo relacionamento de uma jovem e seu esposo e contém algumas instruções excelentes para casais que querem ser bem sucedidos.
Ele mostra na prática como uma mulher reagirá se receber o tratamento adequado.

Acredito que o romantismo é essencial para cultivar o amor, enaltecer a alto-estima do seu cônjuge, ou seja, quem não gosta de se sentir amado (a)?

O marido de Cantares de Salomão sabe como deve tratar sua amada, ele sabe como agir para fazê-la feliz. Ele usa muitas palavras e lhe fala baixinho aos ouvidos palavras e frases românticas. Ele a compara a um belo jardim onde ele desfruta da beleza de suas flores e de seus perfumes, se ele não tivesse falado palavras que não a encantasse, não acredito que ela houvesse correspondido ao seu interesse entusiasticamente.

Cântico dos Cânticos 7.1-6 o esposo fala carinhosamente da sua amada, do seu umbigo e de suas coxas, de seu pescoço, lábios e cabelos.
Ele está totalmente encantado por ela. Mas ela também tem algo para dizer a respeito dele.
No capítulo 5 versos 10 e 11 ela fala do corpo dele como sendo glorioso para ela. Seu ato sexual é pontilhado de palavras apreciativas dos encantos um do outro, pois o noivo diz:
”Quão formosa e quão aprazível és, ó amor em delicias! Este teu porte é semelhante à palmeira, os teus seios e os seus cachos…” e a noiva responde:
“Eu sou do meu amado e ele tem saudades de mim. Vem ó meu amado, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias. Levantemo-nos pela manhã para ir às vinhas… dar-te-ei o meu amor. O seu falar é muitíssimo doce, sim , ele é totalmente desejável”.

Estas palavras até podem parecer estranhas, para um povo de época e cultura bem diferentes, mas elas transmitem um romantismo de altíssimo padrão, digno de admiração. Quanto amor se percebe nestes instantes. 

Em vários textos no livro de Cantares ela acha seu esposo tão atraente e desejável que não admite ficar longe dele, mesmo que seja apenas durante o dia. Ela procura se arrumar e ficar bem bonita para ele, vestindo seus melhores vestidos e usando os seus melhores perfumes.
Ele a leva a vários lugares, inclusive a banquetes, e durante a todo tempo enche-lhe os ouvidos e o coração com coisas que ela deseja ouvir. Ela se entrega totalmente a ele, porque o ama.
Ela é sustentada emocionalmente pelo marido, então ela se apresenta aos outros como uma mulher forte, merecedora de todo respeito. É admirada por todos. Depois ela tem saudades de casa, e ele a leva para visitar seus familiares. É então que ele declara toda a força do seu amor.

Sua esposa pode tornar-se maravilhosamente bela, em sua opinião, se você aplicar ao seu relacionamento a sabedoria do romantismo que Salomão revelou no inicio de sua vida.
Também nenhum homem poderá tornar-se um ardente companheiro no amor se não encontrar ressonância em sua esposa.
Se o romantismo não tivesse tanta importância no ponto de vista de Deus, Ele não incluiria o livro de Cantares em sua palavra. Deus tanto aprova o intenso amor entre os casais, que Ele escolheu o homem mais sábio de toda humanidade, para nos descrever seus íntimos momentos de intimidade com sua esposa.


Viva intensamente o amor no seu casamento, não deixe que seu relacionamento caia na rotina e este erro te roube o prazer de amar e ser amado(a).

Que Deus te abençoe,
Pr. Enéas Amaral

Em breve o nosso website:
www.pastoreneas.com.br